Imagem capa - O que esperar de um ensaio com crianças por Bruna Mereu dos Santos
DiversosDicas

O que esperar de um ensaio com crianças

Já são quase 5 anos de fotografia, na sua maioria com crianças. E uma coisa na qual eu reparei ao longo desses anos foi a expectativa dos pais quanto aos ensaios com os pequenos. Mesmo as crianças "maiores" não atendem às expectativas que os pais tem para aquele ensaio em especial. Notei que alguns clientes acabavam até ficando um pouco decepcionados.

Pensando nisso, comparando os extremos e também incluindo muitos ensinamentos que aprendi em palestras/workshops de fotografia, resolvi fazer esse post.


O quê esperar de um ensaio com Crianças

A fotografia hoje é de facílimo acesso, seja amadora ou profissional. Justamente por isso, quando os pais decidem contratar um profissional para registrar seu filho, as expectativas sobem exponencialmente, afinal eles estão pagando para aquele serviço, e estão certos em exigir qualidade. Porém, naquela busca incessante pela realização da sua expectativa, tudo acaba sendo estressante, para os pais, para o fotógrafo e, principalmente, para as crianças.


A fotografia tem como objetivo contar uma história. Registrar, eternizar um momento. Porém, cada vez mais vemos ensaios "fabricados", emoções fabricadas. E eu já digo logo de cara: com crianças, isso não funciona. 

Crianças são espertas, ágeis, agitadas, felizes. Para elas, tudo é uma brincadeira. E o ensaio, por mais que seja realizado num lugar em que estejam acostumados, é um evento fora da rotina. Isso faz com que possam ocorrer mudanças de comportamento nos pequenos. Já ouvi de mães "Nossa, mas ele(a) gosta tanto de foto!". Mesmo os que estejam acostumados com as lentes, CRIANÇAS SÃO IMPREVISÍVEIS. E é isso que eu acho mais maravilhoso nelas! 

Numa palestra no Wedding Brasil deste ano (mais precisamente do Guilherme Bastian, um dos fotógrafos que mais admiro atualmente) ele mostrou o processo de "criação" de uma foto com uma criança. Ele simplesmente ficou lá, focado, esperando a cena acontecer. E ela acontece! Com crianças, a probabilidade da cena acontecer é muito maior, porque crianças são SINCERAS. Elas não gostam de nada "fabricado". E tentar "fabricar" um momento, não vai colar com elas. 

Já vi ensaios em que os pais ficavam tanto tentando dirigir a criança, que acabou cansando todo mundo muito rápido. E o curioso: era só os pais "desistirem" de dirigir a criança, que a foto saía linda.
Direção de crianças é algo muito pessoal, muito sutil! Eu prefiro simplesmente deixar a criança ser criança! Encorajo um sorriso ou alguma posição diferente, e deixo ela interpretar do jeito que quer!


Resumindo: O que esperar de um ensaio com crianças? NADA!
Pais/avós/tios/etc DEIXEM AS CRIANÇAS SEREM CRIANÇAS!
Confie no seu profissional, e deixa a criançada ser feliz, que as fotos vão ficar mais inesquecíveis ainda! :)