Imagem capa - Aumente suas vendas com a BIO DO INSTAGRAM! por Bruna Mereu dos Santos
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Aumente suas vendas com a BIO DO INSTAGRAM!



O Instagram tem cerca de 1 milhão de usuários ativos no Brasil, o que vem aumentando cada vez mais. Ou seja, o seu cliente ESTÁ NO INSTAGRAM. E a rede social vem trazendo cada vez mais opções de compra e venda, direto no aplicativo. 

Além disso, o Instagram serve de conexão entre a empresa e seus clientes. A empresa que entende isso, e monta uma estratégia de marketing presente no Instagram, não só tratando ele como um mero catálogo de produtos, mas gerando conteúdo informativo, mostrando o dia a dia, os bastidores e interagindo cada vez mais com seus clientes, tem muito mais chance de vendas além de conquistar clientes fieis.

E a biografia do perfil corporativo do Instagram é o primeiro passo para o cliente entrar em contato com a empresa. Por isso, a escolha da biografia tem de ser certeira!


PRIMEIRO PASSO: Crie uma conta COMERCIAL do Instagram, para ter os recursos disponíveis pela redes social para empresas.


Veja dicas para criar sua biografia de uma forma efetiva:



1- A Foto do Perfil

A foto do seu perfil tem de ser uma foto que identifique sua empresa. Se seu logo tem um isotipo (um símbolo), uma boa ideia é utilizar ele sozinho e centralizado como imagem do perfil. Se você é um profissional liberal e utiliza muito de sua própria imagem como identificação do seu negócio, escolha uma foto de qualidade. 

Por exemplo, a minha foto de perfil do Instagram é só o isotipo do meu logo, ou o que eu gosto de chamar de "meu logo simplificado". Fiz num tamanho grande para que a redução de qualidade da imagem que é normal nas redes sociais, não afete a qualidade da minha foto.

O tamanho da foto tem de ser NO MÍNIMO 110x110 px , mas o ideal é ser maior para que tenha mais qualidade. 



2- Seu nome de exibição (nome da sua empresa)

O seu nome ou nome da sua empresa deve dar uma ideia do que você oferece. Se você faz bolos e doces, por exemplo, experimente deixar o nome de usuário do Instagram como o nome da sua empresa e o nome de exibição como "Bolos e doces". 

Logo abaixo do seu nome, você escolherá (ao criar o perfil comercial de Instagram), o ramo de atuação de sua empresa que ficará exposto logo abaixo do seu nome.


3- Descrição 

Na descrição coloque as informações que seu cliente deve saber:  O nome da sua empresa, uma descrição mais detalhada do que oferece, endereço e telefone de contato. Tente ser objetivo, use emojis para chamar a atenção e organizar melhor as informações.

O ideal também é fazer uma "Call to action", ou seja, uma chamada para a ação apontando para o link que virá logo abaixo. Frases como: Compre agora, entre em contato e afins podem fazer com que o cliente entre em contato.

Essa é a minha bio:



4- Link

O link também é muito importante na bio. Se a sua empresa não tem website, faça um link direto para seu WhatsApp, assim o cliente tem uma forma simples e rápida de entrar em contato. Para perfis com menos de 10 mil seguidores, esse é o único lugar onde o Instagram te deixa colocar um link.

Caso você queira colocar mais de um link para seus cliente acessarem, você precisará fazer uma conta em outro site como o LinkTree. Esse tipo de site reúne vários links em um só, para que, ao clicar, apareça uma espécie de "menu". Eu uso, e acho muito útil, pois em um link só, o cliente tem várias opções de link como contato, redes sociais, etc.

No meu perfil do LinkTree, por exemplo, dei essas opções de link para meus clientes:




5- Destaques

Os destaques podem ser um recurso muito útil para deixar seu perfil organizado. Colocar destaques como "contato", "cardápio" no caso de empresas no ramo alimentício, pode ajudar o cliente a "encurtar" o processo de compra, fazendo com que a venda seja realizada de forma mais fácil. 
Seu cliente não quer ter que perder tempo procurando o quê você oferece, então encurte esse caminho e entregue as informações de forma fácil e objetiva.

Como capa dos destaques, use imagens fáceis de serem entendidas e que combinem com a paleta de cor da sua identidade visual, para que o perfil fique organizado e visualmente atraente.

Esses são os meus destaques. Como minha paleta de cores é monocromática (cinza/preto/branco), trabalhei com ícones que fossem de fácil reconhecimento visual.




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