Imagem capa - Como é o Ensaio Smash the Cake ? por Bruna Mereu dos Santos
InfantilDicas

Como é o Ensaio Smash the Cake ?

Ele é melecado, cheio de cor e risadas: o smash the cake é o ensaio queridinho das mamães há anos.
O smash the cake consiste literalmente em "esmagar" o bolo. Geralmente feito com crianças no primeiro ano, esse ensaio é desejado e esperado por muitas famílias (e por muitos fotógrafos também).




Como todo ensaio envolvendo crianças, existe uma certa expectativa dos pais, que acabam ficando frustrados quando a criança não brinca muito com o bolo na hora da sessão.
Nos meus quase 10 anos de fotografia, eu já tive experiências de todo o tipo envolvendo este ensaio: crianças que nem encostaram no bolo, crianças que tiveram ânsia, que não gostaram da sensação "melequenta". Mas também tive várias experiências contrárias, de crianças que comeram muito o bolo, que só destruíram, que passava a cobertura por todo o corpo, nos pais e até na fotógrafa.


Então, vou deixar algumas dicas para os pais que querem fazer um ensaio smash the cake:

Primeira - e mais importante - dica: DEIXA ROLAR!

Deixe seu filho aproveitar aquele momento, que é único. Se ele não gostar da sensação da cobertura, se ele não gostar do gosto do bolo, não force.

Muitas crianças não estão introduzidas a esse tipo de alimento nesta idade, então costuma gerar uma estranheza inicial neles. 


Dica 2: Faça seu bolo em uma confeitaria especializada para esse tipo de ensaio.

Caso você queira encomendar seu bolo com uma confeitaria profissional, indico que procure empresas ou profissionais que estejam acostumados a atender esse tipo de pedido. Geralmente os bolos de smash the cake são feitos com menos açúcar, além de respeitar restrições alimentares caso o bebê tenha alguma. Em sua maior parte são feitos sem conservantes e são caprichados nas coberturas e cores, justamente para dar aquele efeito lambuzeira colorida que é tão desejado. Caso queira fazer o bolo em casa, se preocupe mais com a cobertura e use cores que combinem com o tema de seu ensaio.




Dica 3: Inclua a família no ensaio!

Geralmente, eu começo o ensaio fazendo fotos da criança com a família, antes de começar a "bagunça". Esse momento é essencial para a criança se familiarizar com o fotógrafo e entender que aquilo é uma brincadeira entre família. 

Na hora do bolo, primeiro fotografo a criança sozinha, depois chamo a família para a brincadeira. Além de render fotos legais, ajuda a criança a se soltar mais ainda!



Dica 4: Lidando com o irmão mais velho

É muito normal o irmão (ou irmã) mais velho(a) sentir um certo ciúme nessas horas. Geralmente, desde o ensaio gestante eles podem apresentar reações enciumadas, não importa a idade. Isso exige um certo jogo de cintura, e eu sempre incluo ele na brincadeira. Mesmo que eu queira tirar fotos do bebê sozinho, faço dele meu ajudante, incentivo a fazer "gracinhas" para o bebê olhar para a câmera, entre outras atividades que ele se sinta incluído e também importante.
Chamo o irmão, antes da família toda, a se juntar com o bebê para brincarem juntos. Isso rende fotos espontâneas e lindas, que a família vai adorar!




Esse ensaio é uma forma divertida e diferente de registrar seu filho, e toda sua família!


Esse texto foi baseado num vídeo que fiz lá no meu canal, onde falo mais sobre o smash the cake

Tem alguma dúvida sobre esse ensaio? Posta aqui nos comentários, que te respondo com o maior prazer!